Evangelismo, missão de todos

31/05/2015 04:02

Evangelismo, missão de todos

 

Introdução

 

            Todo cristão tem uma missão na vida: ganhar almas para o Reino de Deus, livrando-as do inferno. É a única missão dada pelo Senhor Jesus Cristo: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Mc 16:15,16). Assim, toda pessoa que se entrega a Cristo tem o dever de levar adiante a pregação de que somente Ele salva, cura e liberta de todo pecado.

            O Senhor também disse: "Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara" (Lc 10:2). Portanto, quando oramos para que Deus envie obreiros, estamos rogando para salve almas, pois cada um se torna um obreiro da seara.

            A história mostra que houve grandes ganhadores de almas. O apóstolo Pedro foi, talvez, o primeiro deles. Após ser batizado com o Espírito Santo, na Festa de Pentecostes, fez seu primeiro sermão em que quase 3 mil aceitaram Jesus Cristo. Isso, porém, só aconteceu quando ele foi revestido do Espírito, com o qual recebeu poder para pregar com autoridade e, em nome do Mestre, realizar milagres e maravilhas.

            Pedro imitava Jesus. E o apóstolo, Paulo, ensinou: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo " (1 Co 11:1). Assim, podemos ter vidas vencedoras como modelo a ser seguido, como o americano Dwight Lyman Moody, que teria levado ao Senhor cerca de 500 mil almas (em números oficiais), ou outro americano, Billy Grahan, o maior pregador do mundo contemporâneo, cujas cruzadas foram responsáveis pelo encaminhamento de milhares de pessoas a Cristo.

            Enfim, temos uma grande missão, dada pelo próprio Cristo.

            Há dificuldades?

            Sem dúvida, e são muitas. Mas, houve um tempo em que não havia necessidade de grandes eventos para se pregar o Evangelho. Bastava alguém ter vontade, a Bíblia na mão e o Espírito Santo em sua vida. Pronto, não havia inferno que prevalecia sobre este valente guerreiro do Senhor. Devemos, assim, voltar aos tempos em que o Espírito estava à frente de cada crente disposto a atender ao "Ide".

 

Evangelismo, uma necessidade

 

            O vocábulo evangelização é oriundo do grego "evaggelizo", cujo sentido é "anunciar o Evangelho". A palavra Evangelho, por sua vez, vem do grego "Euaggelion" e significa boas novas. Por conseguinte, evangelizar é, etimologicamente, "levar as boas novas às pessoas" ("Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram " - Hb 4:2; "E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evan¬gelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas" - Rm 10:15).

 

1) O alvo

 

            Disse Jesus: "Ide, portanto, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28.19). Seria este o nosso alvo, ensinar a todas as nações? Qual é então o nosso verdadeiro alvo na evangelização? Fazer discípulos de todos os povos!

            Criar um discípulo não consiste apenas em ensiná-lo oralmente, mas fazer com que ele seja o nosso imitador ("Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores" -1 Co 4:16). Devemos, portanto, ser irrepreensíveis, a ponto de não nos constrangermos que a nossa vida e conduta sejam imitadas por aqueles que evangelizamos.

 

2) O alcance

            Disse Jesus: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura" (Mc 16:15). Qual é, pois, o alcance da evangelização? Todo o mundo. O desejo de Deus sempre foi salvar toda a humanidade ("Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." Gn 12:1-3). O nosso campo é o mundo todo e ainda há muitos lugares para alcançarmos ("Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" - 1 Tm 2:4)

 

3) Mensagem

            "São estas as palavras que vos disse estando convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas, e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dos mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém" (Lc 24.44-47). Aqui, vemos a mensagem que devemos pregar em todos os lugares: Cristo padeceu, mas ao terceiro dia ressuscitou e pode remir com seu precioso sangue a todos os que se arrependem de seus pecados:

            "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resga¬tados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado." -1 Pe 1:18,19

            "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo " - At 2:38.

            "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" - At 17:30.

 

 

4) A urgência da evangelização

 

            A obra de evangelização é urgente. O momento de pregarmos é agora! "Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação", diz o texto de II Coríntios 6:2. E lembra o escritor de Hebreus 3:15: "Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação".

            Em Eclesiastes 3:1 está escrito: "Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Contudo, ao fazer menção à evangelização, Paulo disse a Timóteo: "Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina " (II Tm 4.1,2).

 

Capítulo 2

 

Modos de evangelização

 

No Evangelho de João, Jesus apresenta o modo, isto é, como fazer a obra da evangeliza¬ção. Vejamos alguns meios usados por Jesus, relatados por João:

 

1 - Evangelização pessoal

a)         Natanael: Abordou coisas peculiares da vida do pecador ("Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-Ihe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. Jo 1.47-51)

b)        Nicodemos: Abordou a maior necessidade do pecador (“Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Fi¬lho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. " Jo 3:11-16)

c)         Mulher de Samaria: Aproveitou a oportunidade e adaptou a Sua mensagem à circunstância ("Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? Es tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. " - Jo 4.10-15)

 

2. Evangelização em massa

 

            "Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galileia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos " (Jo 6:1,2). "E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca" (Jo 11:45).

            Estes dois textos bíblicos mostram que a multidão seguia Jesus Cristo por um motivo: via suas maravilhas. Eram os milagres que testificavam que Ele era filho de Deus, e não de José e Maria. O Senhor poderia curar a todos, se quisesse, mas era (e é) necessário que as pessoas cressem Nele. Assim, a evangelização em massa não pode ficar presa a shows, mas a sinais e maravilhas, que somente aqueles revestidos do poder do Espírito Santo podem operar, em nome de Jesus.

 

3. Evangelização em dias comemorativos

 

            "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse Ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o Profeta" (Jo 7:37-40)

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra " (At 1:8). Para evangelizar, é necessário ter o poder do Espírito Santo, que é outorgado por Jesus Cristo.

            Era a Festa dos Tabernáculos, tradicional entre os judeus, e o Senhor aproveitou para mostrar que era a fonte de água viva. Jesus não precisou de muito para que muitos entre a multidão cressem em suas palavras. E a presença de Deus e Sua voz, ouvida por meio do pregador, que mostra e dá garantias de que é profeta.

 

Razões para evangelizar

            Em obediência à Palavra de Deus, devemos salvar alguns, arrebatando-os do fogo

•           Um mandamento de Jesus ("E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demónios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão" - Mc 16:15-18)

•           Somos cooperadores de Deus no plano da salvação ("Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus" -1 Co 3:9)

•           Nossa dívida ("Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes" - Rm 1:14)

•           Nossa obrigação ("Porque, se anuncio o Evangelho, não tenho de que me glori¬ar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! " -1 Co 9:16)

•           Devemos ter o sentimento que houve em Cristo ("De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus" - Fp 2:9,10)

•           Nossa tarefa mais importante na Terra ("Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos" - I Co 1.22,23)

•           Fomos chamados para realizar esta obra ("Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia" -1Pe 2.9,10)

 

A situação espiritual do perdido: a situação do pecador é difícil, pois o pecado lhe tem causado muitos males, tais como:

•           Separação de Deus ("Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça" - Is 59:1,2)

•           Endurecimento do coração ("Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado" - Hb 3:12,13)

- Incitação para o mal ("Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim" - Rm 7:19,20)

•           Engano ("Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado "-           Rm 3:9)

•           Aprisionamento ("Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros" - Rm 7:23)

•           Escravidão ("Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado " - Jo 8:34)

•           Morte ("Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" - Rm 6:23)

 

 

A ação da igreja

a)         Anotar nome e endereço das pessoas que se entregam a Cristo nas reuniões

b)         Estabelecer uma comissão para visitar regularmente os novos convertidos que residem próximo à igreja

c)         Estabelecer uma comissão para en¬viar correspondências (ou e-mails) aos novos convertidos que moram nos lugares próximos à igreja ou que já estiveram em um culto

d)         Instituir classe de novos convertidos na Escola Dominical. Inúmeras pessoas são levadas ao batismo nas águas sem ao menos saber o seu significado. Por isso, os novos convertidos precisam passar por uma preparação, um ensino, em que apren¬dam os princípios fundamentais da Bíblia. Este ensino dará firmeza para o resto da sua vida espiritual.

 

Meios de evangelizar

            Qual é o melhor método de pescaria: rede, arpão ou anzol? Bem, isso depen¬de das circunstâncias. Qual o melhor meio de evangelização?        Da mesma forma, isso também depende de circunstâncias. Je¬sus nos chamou para sermos pescadores de homens ("E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" - Mt4:19)

            Veja alguns passos necessários para evangelizar uma pessoa ocasionalmente.

 

1 - Ter iniciativa

a)         Por meio de uma pergunta

 

-           Você já conhece Jesus? (Desperta uma necessidade)

-           Você é feliz? (Desperta um desejo)

-           Você é evangélico? (Desperta curiosidade)

 

b)         Por meio de uma circunstância favorável ou assunto comum

-           Jesus aproveitou que a mulher de Samaria foi tirar água para oferecer-lhe a água viva (Jo 4.7-14).

-           Filipe aproveitou que o eunuco estava lendo a profecia messiânica para anunciar a Jesus (At 8.26-35).

-           Paulo aproveitou que havia um altar ao "Deus Desconhecido" no Areópago de Atenas para anunciar o verdadeiro Deus (At 17.22-31)

c) Por meio de literatura evangélica

-           Com um folheto, podemos iniciar o diálogo com a pessoa e, em seguida, perguntar sobre algo escrito nela, dando assim início à evangelização.

 

2.         Superar os obstáculos

            Após iniciar o diálogo, devemos estar preparados para superar os obstáculos que serão apresentados pela pessoa evangelizada. Quando Jesus evangelizou a mulher samaritana (epi¬sódio descrito em João 4), superou todos os obstáculos que ela apresentou. Veja:

Iniciativa: "Dá-me de beber"(v.7)

            Primeiro obstáculo: "Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?" (v.9)

            Superação: "Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva" (v.10)

            Segundo obstáculo: "Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde pois tens a água viva?"(v.11)

Superação: "Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d'água que salte para a vida eterna" (vv.13,14).

            Terceiro obstáculo: "Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jeru¬salém o lugar onde se deve adorar" (v.20)

Superação: "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (v.24)

            Quarto obstáculo: "Eu sei que o Messias (que se chama Cristo) vem; e quando ele vier, nos anunciará tudo" (v.25)

Superação: "Eu o Sou, eu que falo contigo" (v.26).

            Resultado do diálogo: "Deixou pois a mulher o seu cântaro, foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porven¬tura não é este o Cristo? (vv.28,29).

Portanto, aprendemos com Jesus que devemos estar preparados para superar a todos os obstáculos apresentados pelos pecadores (I Pe 3.15).

 

3.         Conduzir o diálogo com sabedoria ("O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio" - Pv 11:30)

 

a)         Atitudes positivas

-           Educação ("Bom-dia", "Com licença")

-           Sorriso (transmite amizade, confiança)

-           Respeito (principalmente com pessoas do sexo oposto)

-           Linguagem adequada (para que a pessoa entenda claramente)

b)         Atitudes negativas

-           Pressa (é inimiga da perfeição e mostra desinteresse)

-           Discussão ("Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos" -1 Co 14:33)

-           Ofensa: o ganhador de almas deve ser manso ("Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" -1 Pe 3:15; "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" - Gl 5:22) c) Como deve ser a mensagem

-           Mostrar primeiramente a doença, isto é, o pecado ("Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus " - Rm 3:23)

-           Mostrar a consequência da doença, ou seja, a morte ("Porque o salário do pecado é a morte"-Rm6:23/a)

-           Mostrar o remédio que cura: Jesus (“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" - Jo 1:29)

 

4.         Orar com a pessoa, independentemente se ela aceitou a Cristo

E importante que a pessoa evangelizada receba uma oração. Fazendo isso, a pessoa é abençoada e ouve os pedidos feitos ao Senhor para ela, em nome de Jesus

5.         Anotar endereço e telefone para futuros contatos

E fundamental que isso seja feito. Afinal, se as pessoas fornecem nomes e telefones para propagandas, também podem fazer o mesmo para entrar no rol de uma igreja.

6.         Indicar-lhe uma igreja onde possa congregar

Se a pessoa evangelizada residir perto da igreja que o aluno coopera, por exemplo, deve procurar levá-lo.

 

Evangelização de casa em casa

"           Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas" -At20:20

O principal objetivo é fazer com que todas as famílias do bairro sejam evangelizadas. E deve seguir os seguintes passos:

1.         Marcar em um mapa todas as ruas do bairro

2.         Dividir vários grupos de, no mínimo, duas pessoas

3.         Cada grupo deverá cumprir a seguinte missão em cada casa:

 

a)         Entregar uma mensagem sucinta e objetiva

b)         Convidar a pessoa para ir a igreja

c)         Entregar um folheto, com carimbo constando nome e endereço da igreja

d)         Anotar ocorrência em cada casa

 

 

Distribuição de folhetos

            Este meio de evangelização tem como objetivo principal entregar a mensagem salvadora mediante literatura. Não se deve pregar, a não ser que Deus dirija a isso ou a pessoa peça uma palavra. Para obter êxito, é preciso escolher um bom local, onde haja grande fluxo de pessoas e ter à mão bons folhetos.

            Existem três tipos de folhetos: os que trazem uma mensagem objetiva sobre a salvação, os que trazem uma mensagem de salvação (porém, são específicos para algumas ocasiões) e aqueles que não trazem uma mensagem de salvação, mas sim mensagens especiais. Assim, é importante que conheçamos bem a literatura que está sendo distribuída.

            Há, também, uma forma correta de entregar os folhetos. Em primeiro lugar, com educação e sorrindo. Mesmo panfletos de publicidade vêm com sorrisos e cumprimentos, e a Palavra de Deus precisa se diferenciar nesta hora. Ao entregar o folheto, transmita uma mensagem curta, mas escolhendo bem as palavras e tentando despertar no evangelizado o interesse pela leitura do folheto. Lembre-se: por meio desta mensagem, uma pessoa poderá ser salva do inferno.

 

Culto ao ar livre

            Este meio de alcançar as almas só tem um bom resultado se for bem organizado. Veja alguns pontos a serem observados:

•           Escolher de antemão um bom local, onde haja facilidade para agrupar as pessoas (em alguns casos, é preciso obter permissão na Prefeitura ou na Polícia Militar.

•           Anunciar com antecedência o culto

•           Selecionar conselheiros (homens e mulheres) para atuarem no culto, ficando ao lado das pessoas não crentes

Os conselheiros atuarão durante o culto da seguinte forma:

-           permanecer ao redor, convidando as pessoas para se aproximarem

-           ficar ao lado das pessoas, cantando e acompanhando a leitura da Bíblia

-           convidar as pessoas que estiverem ao seu lado para aceitarem Jesus no momento do apelo

-           anotar o nome das pessoas que se renderem a Jesus.

 

•           Toda a igreja deve participar: este é um trabalho para todos os crentes da igreja, e todos os órgãos oficiais devem participar.

•           Duração do culto: é aconselhável que o culto ao ar livre não demore mais que uma hora e meia. Se exceder, algumas pessoas poderão ir embora sem receber a oração da igreja nem entregar a sua vida a Jesus.

•           Como deve ser o andamento do culto: não é uma receita pronta, claro, mas uma sugestão para igrejas ou grupos que quiserem fazer evangelismo. Após posicionar a cada conjunto no local (praça, rua etc.), é preciso fazer uma oração, rogando ao Senhor para que o culto transcorra bem e que almas sejam alcançadas pela mensagem. Em seguida, louvor; testemunhos (intercalados com o louvor) e a Palavra de Deus.

•           Como deve ser a mensagem:

Sucinta - A mensagem num culto ao ar livre, voltado para evangelização, pode restringir-se a 20 minutos, tempo suficiente para pregar uma mensagem evangelística Objetiva - O pregador deve, sem rodeios, mostrar que o homem é pecador e por seus pecados será condenado, mas que Jesus está disposto a salvá-lo. Jesus Cristo deve ser o tema central ( "Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gre¬gos" -1 Co 1.22,23)

            Convite - Deve ser feito no final e, em seguida, uma oração. No momento do convite, todos os crentes estarão orando em Espírito (conforme explicação de Introdução à Dou¬trina do Pentecostalismo), enquanto os conselheiros convidam as pessoas para irem à fren¬te aceitar Cristo.

            No final do culto, os crentes deverão acompanhar os novos convertidos, transmitindo-lhes satisfação pela sua feliz decisão ou simples comparecimento. Alguns irmãos deverão se com¬prometer em visitar os novos crentes em casa, a fim de conduzi-los à reunião na igreja.

 

Evangelização noturna

            Deverá ser feita por meio de um carro equipado com caixas de som. É preciso anunciar os cultos e dar o endereço da igreja. Se for parar o carro, que seja em lugares estratégicos, a fim de entregar uma rápida mensagem de salvação (cinco minutos, no máximo), fazer convite para os cultos e distribuir literatura e folhetos.

 

Discipulado, uma necessidade

            Como se não bastasse a deficiência na propagação do Evangelho, a igreja de hoje está falhando no discipulado. Muitas vezes nos regozijamos pelo fato de muitas pessoas se entregarem a Cristo em cruzadas evangelísticas ou em cultos dominicais. Todavia, é preciso fazer uma pergunta: elas permanecem? Algumas poucas, infelizmente, a não ser aquelas que foram visitados ou receberam assis¬tência de algum irmão.

            O que seria discipulado? E cumprir a ordem dada por Jesus em Mateus 28:19: "...fazei discípulos de todos os povos ". "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento" (I Co 3.6). De acordo com este texto, existem três aspectos que contribuem para a salvação das almas: plantar, regar e dar crescimento. Cabe a nós plantar e regar, enquanto Deus, com seu supremo amor e misericórdia, dá o crescimento. Ou seja: devemos pregar e fazer discípulos.

            A formação de grupos de estudo para novos convertidos é uma forma de am¬pliar o conhecimento de cada um sobre a Bíblia e a doutrina. Entretanto, é preciso cuidado para que o grupo tenha ao menos um membro da igreja, incumbido de balizar o estudo e a reunião. Diversas igrejas e associações têm feito um grande trabalho voltado para a evangelização, aplicando novos métodos que estimulam a transmissão da mensagem evangelística.

            Não se trata, claro, de "mercantilizar" o Evangelho de Cristo, mas utilizar as formas existentes para maximizar o alcance da mensagem. Nos primórdios do rádio, devemos lembrar, os evangélicos eram contrários à sua utilização, e o mes¬mo aconteceu com a televisão. Com isso, a TV foi "amaldiçoada " pelos evangé¬licos, cuja palavra tem poder, acabando por ser possuída por Satanás. Hoje, essa situação está mudando por conta dos diversos programas evangélicos transmiti¬dos pela TV.

            Fazer discípulos não é fácil. Porém, mais do que métodos e projetos, é preciso buscar a direção de Deus para que o novo convertido cresça na fé. E, também, capacitar pessoas para atender as pessoas que procuram a igreja, ampliando o horário de atendimento. Diversas igrejas ficam fechadas durante o dia, abrindo apenas para o culto à noite, quando poderiam fazer um atendimento maior, com voluntários, chamando as pessoas para conhecer Jesus. Depois, uma simples car¬ta de agradecimento pela visita já demonstra que a igreja não se esqueceu da pessoa.

            Há, abaixo, algumas dicas mínimas que a igreja pode utilizar, mas superá-las é imperativo. A igreja pode formar uma biblioteca para atender aos irmãos, insti¬tuir sessões de vídeo para assistir a pregações, criar apostilas para estudos sucin¬tos (salvação e perdão dos pecados, por exemplo) etc. Além de ir aos cultos, os novos convertidos (ou pessoas interessadas no Evangelho) podem recebera visita (agendada com antecedência) ou uma carta de agradecimento, informando que a decisão mais importante de sua vida foi aceitar Jesus Cristo como salvador.

            O mais importante é deixar os "usos e costumes" de fora da evangelização, pois muita gente acaba deixando a igreja devido ao excesso de cobrança por parte dos irmãos. E, para servir a Jesus, o home deve deixar o pecado, e não suas roupas ou seu conhecimento.

 

—————

Voltar


Contato

MUNIZ PROUÇÕES