Judeus ultraortodoxos protestam em Jerusalém pelo controle do Cenáculo

26/05/2014 00:54

Judeus ultraortodoxos protestam em Jerusalém pelo controle do Cenáculo

Eles reivindicam o controle do Cenáculo que pode ser dado à Santa Sé

Na última segunda-feira (12) centenas de judeus ultraortodoxos realizaram um protesto perto do Cenáculo, em Jerusalém, exigindo que o governo de Israel mantenha o controle sobre o local.

O Cenáculo é um local sagrado para os judeus por ser, supostamente, o local onde está o túmulo do rei Davi, ao mesmo tempo que é sagrado para os cristãos por ser o local onde teria acontecido a Última Ceia entre Jesus e seus discípulos.

O protesto acontece dias antes da visita do Papa Francisco à Terra Santa, em Jerusalém o líder católico deve realizar uma missa bem no Cenáculo, o que tem revoltado os judeus ultraortodoxos.

Os planos de Israel é devolver o Cenáculo para a administração da Santa Sé, mas o religiosos não aceitam esse acordo e resolveram se manifestar dizendo que se o status quo do local foi alterado “ocorrerão coisas nefastas”.

No século XIV o templo foi administrado por franciscanos, mas depois eles foram expulsos e o controle passou a ser feito pelo governo israelense.

No final de abril o presidente de Israel, Shimon Peres, esteve no Vaticano e chegou a declarar a um jornal italiano que tinha acertado sobre o Cenáculo com a Santa Sé que tem interesse em voltar a controlar o templo.

A decisão não agradou os judeus ultraortodoxos, entre eles o rabino Avraham Goldstein que acusa o presidente de ceder ao Vaticano. Ele estava entre os manifestantes que prometeram ataques se o Cenáculo realmente for trocado de administradores. Com informações EM.

—————

Voltar


Contato

MUNIZ PROUÇÕES